terça-feira, agosto 24, 2010

Boa noite pessoal! O post de hoje vai ser um pouco diferente, mas muito importante! Quantas vezes você já encontrou algum animalzinho órfão abandonado nas ruas ou no quintal da sua casa? Geralmente alimentamos eles com o leite de vaca, mas sabia que é necessário cuidados especiais?
Filhote abandonado: e agora?

Pois é, o abandono de animais é crime! Você poderia até chamar a polícia, denunciar ou a defesa dos animais mas, os problemas da sociedade já demandam muito a polícia, eles não terão representantes o suficiente para ir conferir o caso. Quem tem um coração mole, geralmente pega esses animaizinhos e levam para tratar ou oferece alimento ali no local onde foram abandonados.
Mas os cuidados com esses fofuxos são delicados! Muitos pensam que com 15 dias os filhotes de gatos podem comer ração ou tomar leite no pratinho. Calma lá! É um recém nascido poxa! Vamos aprender como cuidar desses filhotes?
  • Os primeiros cuidados: Se você encontrou um bebê gato ou cachorro, a primeira coisa a fazer é levá-lo a um veterinário assim que for possível. Ele irá examiná-lo, ver seu estado de saúde, calcular sua idade e orientar você a respeito dos cuidados, vacinas, etc.
  • Se você já tiver outros gatos em casa, o gatinho deverá ficar de quarentena. Isso evitará que ele passe, caso tenha, alguma doença para os gatos já existentes. A separação também evitará acidentes, já que ele é pequeno e indefeso. Os mais velhos podem considerá-lo uma ameaça, um estranho que invadiu seu território.
  • Providencie uma caixa de papelão forte. Se estiver em época de frio, forre com bastante jornal, toalhas velhas mas macias, cobertores velhos, etc. para deixá-lo aquecido. Isso é muito importante. O frio pode matar um filhote em pouco tempo. Se no lugar onde você mora faz muito frio, será necessário algum tipo de aquecimento, como uma bolsa de água quente colocada debaixo de toalhas. Mas por favor CUIDADO, não é para assar os pequenos, mas sim aquecê-los. Cuidado com a temperatura. Calor em excesso também pode ser fatal.
  • Se você tiver algum bichinho de pelúcia ou algodão, lavável, pode colocá-lo na caixa. Assim eles terão a sensação de estarem com a mãe e ficarão mais tranqüilos.
  • Gatinhos ou cachorrinhos muito novos não sabem tomar leite no pratinho. Por isso, providencie num bom Pet Shop uma mamadeira. Caso você não encontre ou de emergência, até conseguir comprar o necessário, você pode improvisar com conta-gotas ou mesmo pequenas mamadeiras para bebês (chucas) tomarem chá ou remédio.
  • Além da mamadeirinha procure uma formula apropriada para o gatinho ou o cachorrinho. Se você não tiver condições (porque o preço é salgado mesmo), você pode usar um pouco do leite de vaca (que pode causar diarréia) ou uma fórmula caseira. Quer a receita? Let´s go!

Receita caseira

. 1 copo de leite integral de caixinha
. 1 copo de água fervida, filtrada ou mineral
. 2 colheres de sopa de farinha láctea
. 1 gema de ovo cozida e amassada com o garfo, sem a clara pq clara faz mal para o bebê gatinho.
. 1 colher de chá de mel

Misture tudo, bata no liquidificador e coloque numa vasilha de vidro lacrada. Guarde na geladeira e na hora de alimentar o bebê gatinho retire só a quantidade necessária. Esta receita serve para até 3 dias. Depois disso precisa fazer uma nova. É prático, saudável e barato. O leitinho caseiro pode ser administrado por meio de conta-gotas ou mesmo seringas de 3 ml sem a agulha. Pode dar para o nenê gatinho muitas vezes ao dia, pq nas mamães eles mamam a toda hora.

Fonte: Maria José Rodrigues

Vai dar leite para o filhote? Saiba qual posição é a correta!

NUNCA vire o filhote de barriga para cima para dar de mamar, como se fosse um bebê humano: o líquido pode ir para os pulmões e o filhote morre de pneumonia. Ele deve ficar em pé ou na mesma posição em que mama na mamãe do filhote. Pode-se improvisar a mamadeira com um conta-gotas ou seringa sem agulha. Existe mamadeira própria em pet-shops. Dê o leite de 4 a 5 vezes por dia, morno, na quantidade que o filhote aceitar.

Outra dica é: geralmente o gatinho ou o cachorrinho ficam alguns dias constipados (sem fazer cocô). Após cada mamada, é necessário passar uma gase umida (ou pedaço de pano úmido ou algodão) no bumbum dele (ânus).Porque geralmente a mamãe gato e cachorro estimulam a defecação dos filhotes desse jeito. E já que eles são órfãos, você vai precisar fazer esse papel para a saúde dele.

Parece complicado, mas garanto que é só impressão! Já cuidei de 8 gatinhos (6 filhotes de uma gata de rua que criou no meu quintal) e 3 cachorrinhos abandonados. Carinho e paciência é essencial! E para os amantes dos gatos (como eu rsss) eu recomento o livro " Os segredos dos gatos", um livro com uma leitura fácil, lá consta como treinar o seu felino, dicas para entender o que ele quer e indentificar os miados. Eu tenho o meu e foi super util para entender a Mel (minha gata) e a Miau (gata da minha sobrinha).

E tem um desenho animado japonês chamado "Chi´s sweet home". É a história de um gatinho que foi adotado por uma família. Cada episódio tem no máximo 4 minutos, e é bem bacana porque dá dicas de como cuidar de um filhote de gato! É muito fofo e vale a pena conferir!

Bem, por hoje é só! Espero que esse post seja útil para vocês!
Os seis filhotes, minha gata a Mel, e a Miau: Não compre animais. ADOTE!

7 Conversas!:

Dani Dants disse... [Responder comentário]

Ai eu vejo cachorro abandonado na rua e fico querendo trazer tudo pra casa rsrsrsr , se eu trouxer quem é colocada pra fora sou eu kkkk

Aki tem 3 dogs e 3 brids rsrs


Bjsss

lovelycolors disse... [Responder comentário]

Adorei o post! Muito bom mesmo! Quando eu morava em casa pegava uns filhotes de rua pra cuidar e colocar pra adoção mas agora morando em apê não dá, ainda mais que tem sacada e não é telada.
E achei bem legal a receita do leite de filhote. Eu já comprei aqueles leites em pó pra pet bebê, gente é uma fortuna! E ração pra bebê tb é carinha. O bom é que dura bastante. Tem tb aqueles whiskas sachet especial pra filhote, eles adoram!

Estou sem nenhum bichinho no momento, sinto tanta falta! =(

Bruh disse... [Responder comentário]

Esse post é muito importante! Quando o Lord chegou, coloquei um ursinho pra ele.
Muita gente não sabe essa do leite.
Beijos

LOUCAS por KONAD disse... [Responder comentário]

amei eu sempre pego gatos da rua tanto que tenho 12 , alguns nasceram aqui tb, mas não sabia dessa papinha, já está anotado para os próximos ( que meu marido nem saiba disso he he he)

Amy disse... [Responder comentário]

Olha muito bom mesmo esse post.

Já cuidei de bebes e não é fácil, mas é totalmente possível.

Seu post ensina direitinho, a única coisa que falta ressaltar é que tem que ter disciplina para cuidar dos pequenos, porque necessitam de atenção tanto quanto um bebê humano.

E o prazer de vê-los crescendo, brincando e saudáveis não tem preço.

Parabens novamente.

Click Cores disse... [Responder comentário]

Oi, criamos gatinhos recém-nascido com leite desnatado e papinha nestlé, eles adoravam e cresceram bem fortinhos.

Vikamila disse... [Responder comentário]

@Amy

Verdade Amy, mto obrigada!
É verdade, horários para alimentação,adestrar para usar caixinha de areia... por isso q sugeri o livro, ele ensina mais adequadamente isso e muito mais!

Obrigada pelo carinho
=*

Postar um comentário

Obrigada por comentar *-*

Beijo ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...