domingo, agosto 01, 2010

Ai minha cabeça! Você sabe como se livrar da dor?

Uma a cada dez pessoas passam por essa dor incomoda. Muitos não sabem, mas a enxaqueca pode ter origem como ser prevenida por algum alimento.

O que é a enxaqueca?

É um tipo de dor de cabeça (pois há vários tipos de dores de cabeça), que pode ter a freqüência variada, de algumas vezes por semana ou uma a duas vezes por ano. É uma dor tão incomoda que chega debilitar a pessoa durante a crise, afastando das atividades diárias.

Sinais de alerta:

Metade dos portadores sofre de um sintoma primário chamado aura (um distúrbio na visão). Antes da dor de cabeça podem ocorrer flashes luminosos, linhas ziguezagues ou manchas escuras no campo visual. Os outros mais comuns são: dificuldade na fala, confusão, fraqueza nos membros, formigamentos nas mãos ou no rosto, alteração: no humor, paladar e olfato, excesso ou falta de energia.


Sintomas:

Os mais comuns são: dor de cabeça muito forte (latejante) que pode piorar se a pessoa estiver em movimento, geralmente sentida em um lado da cabeça, náuseas e desconforto com a luz.

O que pode gerar uma enxaqueca?

São vários os fatores que podem desencadear essa dor terrível (só quem passa, sabe do que estou falando), pode ser por estresse, jejum prolongado, período pré menstrual ( o que é mais comum no caso das mulheres). Mas a alimentação pode estar relacionada: algumas enxaquecas podem estar ligadas a intolerâncias alimentares especificas como alimentos a base de leite, bebidas alcoólicas, glutamato monossodico, frutas cítricas, cafeína e chocolate (culpa da amina, que não consegue ser absorvida pelo corpo fica disponível por mais tempo no corpo se tornando tóxica para o organismo, e afetando o cérebro).


Como prevenir a “malvada”:

Com alguns cuidados você pode diminuir o risco de ter uma crise, que são:

  • Comer em intervalos regulares (não passar de 3 horas no máximo);
  • Beber muita água (desidratação causa dores de cabeça, porque a falta de água do organismo faz o líquido do sangue e de outros tecidos sejam transferidos, assim causando dores).
  • Aumentar o consumo de magnésio (cereais INTEGRAIS, nozes, brócolis, espinafre e acelga e leguminosas), pois ele aumenta o afluxo de sangue ao cérebro. Fumantes e etilistas (pessoas que consomem bebidas alcoólicas) também tem que se cuidar (por causa da vasoconstrição). Deve-se elevar o consumo diário de magnésio para a RDA (300mg para homens e 270 mg para mulheres)
Anotou as dicas? Que tal você conversar um pouco mais com o seu médico e montar um cardápio com a sua nutri para livrar este mal?

Espero que tenham gostado do post.

Bju e comentem!

Fonte: Guia de medicina e saúde.

4 Conversas!:

Dani Dants disse... [Responder comentário]

Ai eu tenho sorte de nunca ter tido enxaqueca viu ... só tenho dor de cabeça quando minha sinusite ataca ai complica viu.


Bjsss

Bruh disse... [Responder comentário]

Eu tenho essa maldita.
Na tpm então...
Horrível, parece que vou morrer. =(
Ótimas dicas!
beijãoooo

Laranja Atômica disse... [Responder comentário]

a enxaqueca em mtos casos é genética... se a mãe ou pai tem, mto provavelmente filhos e filhas terão... eu e meu irmão mais velho compartilhamos de enxaquecas herdadas, a minha é igualzinha da minha mãe, mesmo sintomas e tals, a do meu irmão é um pouco diferente e dura até 3 ou 4 dias... só o do meio que teve a sorte de escapar desse mal...

REFLEXOLOGIA disse... [Responder comentário]

...ENXAQUECA * CEFALÉA * DOR DE CABEÇA
Sou terapeuta em REFLEXOLOGIA,
pelo IOR, 73 anos de idade com 40 anos dedicados ao estudo e pesquisa do comportamento humano. Tenho atendido vários portadores de ENXAQUECA, (DÔRES DE CABEÇA MUITO INTENSA).
Recebendo as técnicas da REFLEXOLOGIA, o Paciente consegue obter ótimos resultados; que proporcionarão assim uma excelente melhora em sua qualidade de vida.
A REFLEXOLOGIA consiste em ativar pontos específicos nos pés, desbloqueando canais
de comunicação com o cérebro, para que este
possa agir, corrigindo assim o problema.
Não tem contra indicação para estes
casos e não usa medicamentos
Visite meu Site: www.djalma.com.br
São Paulo SP ( Metrô Santana) BRASIL. :.

Postar um comentário

Obrigada por comentar *-*

Beijo ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...