sexta-feira, agosto 20, 2010

Final de semana já está aí, e sexta vira o dia do supermercado! Comprar os ingredientes da macarronada de domingo ou do churrasquinho... mas, você sabe como resistir as tentações de levar somente o necessário?

Bombardeio visual

Pois é, você chega com aquela listinha super pequena, escuta aquela musiquinha de fundo agradável, passa nos corredores e visualiza cartazes com a escrita OFERTA bem grande e da cor vermelha. Você para, dá uma olhadinha e leva para o cesto, porque está barato e nunca se sabe quando vai precisar. E o cesto vira um carrinho de compras CHEIO de produtos que você não tem necessidade naquele momento. Essa estratégia conhecida como neuromarketing é a mais utilizada no momento para seduzir os consumidores ao erro.

Perigo na alimentação saudável:

Você já reparou que, quando vamos com fome ao supermercado, adquirimos mais guloseimas (doces, salgados, refrigerantes) do que o costume? Claro né! É só abrir o pacotinho e curtir o sabor do sódio entre outras substancias químicas que reinam nestes produtos. Então, como não correr este risco?

4 Passos da compra inteligente:

- Manter o controle: montar o cardápio durante a semana na sua casa é uma maneira que assegura o controle do estoque de alimentos da sua casa, pois durante o planejamento você verifica o que falta, monta a sua lista de compras e outros itens que não serão lembrados não serão comprados!

- Faça pelo menos um pequeno lanche antes de ir as compras! Evite ir com fome pois, foi comprovado cientificamente que as pessoas levam mais guloseimas do que alimentos saudáveis (porque já estão prontas para o consumo).

- Fazer escolhas saudáveis: Observar os rótulos dos produtos, prazo de validade, diferenciar as marcas, analisar qual é mais saudável para você e sua família (baixo teor de sódio, menos conservantes, entre outros);

- Fazer compras dentro de um orçamento: Estipulando um valor para as compras auxilia no reajuste dos hábitos de compra, evitando aquela facada na hora de pagar. Não sabe como fazer uma lista de compras? Confira um modelo de lista neste link.

  • Um vídeo que amo explica muito bem o perigo nutricional das compras irregulares.



Aprendeu? Que tal aplicar nesta sexta feira? Beijão queridos =*~

3 Conversas!:

Helô disse... [Responder comentário]

Eu que tenho necessidades nutricionais especiais aprendi que realmente supermercado é uma selva! Somos atacados por todos os lados! Hahahaha. Muito bom o texto!

Laranja Atômica disse... [Responder comentário]

muuuuuuuito bom!!! eu ja pratico essas dicas há anos... minha mãe detesta fazer as compras, e como eu A D O R O sou eu que vou... XD meu pai que leva pq na hora de pagar ele tem desconto de aposentado! XD Ah, eu acho que deveria ter outra dica importantíssima ai... VER SEMPRE SEMPRE SEMPRE todas as datas de validade... um descuido e vc compra alimento perto de vencer e não dura nada, e vc acaba comendo mais e mais rápido para não perder o produto...

Vivs / Vika disse... [Responder comentário]

Muito importante sua dica Mikan-chan! E esse golpe é um dos mais comuns dos supermercados! Isso quando os produtos já não estão com a data de validade ultrapassada! Obrigada flor! =*

Postar um comentário

Obrigada por comentar *-*

Beijo ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...