sexta-feira, outubro 22, 2010

Outubro- o mês rosa!


Muitos já notaram na rede que Outubro é o mês rosa- simbolizando a luta contra o cancer de mama. O câncer de mama é provavelmente o mais temido pelas mulheres, devido à sua alta freqüência e sobretudo pelos seus efeitos psicológicos, que afetam a percepção da sexualidade e a própria imagem pessoal. Ele é relativamente raro antes dos 35 anos de idade, mas acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Este tipo de câncer representa nos países ocidentais uma das principais causas de morte em mulheres. As estatísticas indicam o aumento de sua freqüência tantos nos países desenvolvidos quanto nos países em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes. No Brasil, o câncer de mama é o que mais causa mortes entre as mulheres.

A causa do câncer de mama não é conhecida. Qualquer mulher pode desenvolver câncer de mama e apesar de muito menos comum, homens também podem. Algumas mulheres são mais propícias a desenvolver câncer do que outras se apresentarem os seguintes fatores :

- Ter mãe ou irmã com
câncer de mama;
- Nunca ter tido filhos;
- Ter tido o primeiro filho após os 30 anos;
- Histórico de exposição a radiação;
- Fumar;
- Terapia hormonal (estrogênio);
- Uso excessivo de álcool;
- Ferimento no seio.


A alimentação é um fator importante! Uma pesquisa norte-americana comprovou que o consumo de folheosos verdes-escuros e amarelados, legumes, associado com consumo de frutas e sucos naturais, hábitos saudáveis, prática de atividade física, baixo consumo de sódio e bebidas alcóolicas auxiliam na redução da proteína C-reativa, um dos indicadores de câncer de mama.
Então meninas, se liguem! Realize o auto-exame, pois a faixa etária de portadoras caiu (antes recomendava-se para acima de 30 anos) e controlem a alimentação!

Fonte: Nutritotal.
maynababy.comBeijos!
@Vikamila

2 Conversas!:

Laranja Atômica disse... [Responder comentário]

Vikaaaaaaaaaaa

excelente alerta!!!

tbm divulguei no meu blog ^^

bju bju

Paulinhah! disse... [Responder comentário]

Eu poderia jurar que tinha comentado esse post aqui...rsrs Tô doida!
Eu já estou na onda rosa e achei maravilhoso o post. As pessoas esquecem que doenças e xistem e podem ser evitadas.
Bjooo

Postar um comentário

Obrigada por comentar *-*

Beijo ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...