quinta-feira, março 17, 2011

Conheça o Dia de São Patrício!

O que é essa data bastante festejada na Europa?

Percebi que muita gente não tinha conhecimento sobre o dia de hoje. Então resolvi fazer este post para vocês conhecerem mais um pouco sobre a cultura irlandesa! Afinal, o que é o Saint Patrick´s Day?

"Dia de São Patrício (em inglês: Saint Patrick's Day, em irlandês: Lá ’le Pádraig ou Lá Fhéile Pádraig), é a festa anual que celebra São Patrício, um dos padroeiros da Irlanda, e é normalmente comemorado no dia 17 de Março pelos países que falam a língua inglesa. Essa data é normalmente medida pela autoridade da Igreja. As pessoas vestem-se de trajes verdes, saindo as ruas em uma longa caminhada festiva.
No Saint Patrick's day as pessoas usam verde por que São Patrício usava um trevo de três folhas para explicar sobre a trindade: Pai , Filho e Espírito Santo.
O primeiro "Saint Patrick's Festival" foi realizado no dia 17 de Março de 1996. Em 1997, tornou-se um evento de três dias, e em 2000 foi um evento de quatro dias. Em 2006, o festival durou cinco dias.
No passado, o Dia de São Patrício era apenas uma celebração da cerveja. Tornou-se um feriado público no ano de 1903. Na Inglaterra, foi introduzido no Parlamento pelo irlandês James O'Mara. Mais tarde, O'Mara introduziu a lei que proibia que os pubs fechassem no dia 18 de Março, uma providência que só foi mudada nos anos 70. A primeira manifestação ocorreu em Dublin, no ano de 1931, e foi criticada pelo ministro Fitzgerald."

Mas e a cerveja, onde ela entra?


Infelizmente (como a maioria das datas religiosas), a religiosidade foi se afastando com o passar dos anos, tornando uma celebração da amizade e da cultura irlandesa. Assim, com a reunião de amigos a bebida que rega essa festa passou ser a cerveja!

Conheça os outros símbolos do folclore irlandês associados com esta data!

Trevo – Existem muitas histórias ou fatos sobre este símbolo. Alguns dizem que St. Patrick utilizava o trevo para pregar a santíssima trindade. Outros que esta folha era sagrada na Irlanda, pois indicava o início da Primavera. Além de que em determinada época os Ingleses proibiram os Irlandeses de falar o seu idioma por isso carregavam um trevo simbolizando sua origem.

Duende – Provavelmente este símbolo tenha vindo do folclore celta. É conhecido como um homem bem pequeno, de paletó e cartola verde e uma longa barba ruiva. É traiçoeiro e faz de tudo para proteger o seu tesouro que se esconde no fim do arco-íris. Entretanto, o duende nada tem a ver com o dia de St. Patrick. Em 1959, a Wal Disney Pictures, lançou um filme, chamado em Inglês Darby O'Gill & the Little People, que trazia a imagem de um duende simpático e alegre, que foi logo assimilado ao Duende do folclore Irlandês e ao dia de St. Patrick’s.

A cruz celta – Tentando converter celtas irlandeses em cristãos, São Patrício resolveu unir o sol (forte símbolo Irlandês), com a cruz do cristianismo. Conhecida hoje como Cruz Celta.

Verde – A cor verde está na bandeira da Irlanda. Atualmente as pessoas usam verde no dia 17 de Março como símbolo do país. Há um costume de pintar as crianças que não estão usando verde, de verde, claro!

Arco íris- A lenda conta que o duende esconde o seu tesouro, o pote de ouro, no final do arco-iris, fazendo com que ele se tornasse um símbolo popular desta data.

Fonte: Wikipédia.

Para não passar despercebida (amo a cultura celta), fiz uma nail art para comemorar a data!

Flocado: Eliza - Sancion Angel. Carimbo: Verde colonial - Realce.

Gostaram? Espero que as dúvidas de muitos leitores do blog sejam sanadas!

Feliz Dia de São Patrício, pessoal!

Beijos♥

6 Conversas!:

valéria yumi (: disse... [Responder comentário]

muito bom o post, Vika! :D
feliz dia de São Patrício pra você também.. ^^

:*

Vikamila disse... [Responder comentário]

@valéria yumi (:
Nossa Vah, que rápida hahahahaha =*
Muito obrigada, fico feliz que você gostou do post!
Beijão ;*

Anônimo disse... [Responder comentário]

É incrível como o sol é um forte deus em várias religiões, como no Egito, Roma...na Irlanda eu não sabia...o interessante é mesclar o sol com a cruz cristã, como o imperador Constantino fez mudando o dia de adoração cristã para o SUNDAY, o dia do sol. Gostei muito do post!
Léia

Vikamila disse... [Responder comentário]

@Anônimo
Obrigada Léia =)

=*

❤ Febre de Esmalte disse... [Responder comentário]

Oi Vika...

Muuuito interessante o Post... Na verdade já ouvi falar diversas vezes sobre essa data comemorativa, mas nunca me aprofundei, achei legal saber um pouco mais sobre o assunto!

Amei sua unhas... bela forma de comemorar \o/
=DD

Beijosss
Verinha

http://febredeesmalte.blogspot.com
Feliz Dia de São Patricio a vc, tb!!

Vikamila disse... [Responder comentário]

@❤ Febre de Esmalte

Muito show o flakie né? Foi presente da Claudinha (@mulher_1001).
Fiquei feliz pelo comentário, obgd!
Beijão!

Postar um comentário

Obrigada por comentar *-*

Beijo ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...