quarta-feira, março 16, 2011

Saber é gostoso, e faz bem!

 Corremos riscos de contaminação dos alimentos importados?

Graças a globalização, tecnologia e a imigração japonesa no Brasil, a culinária nipônica tem vários admiradores. Doces, temperos, ingredientes, guloseimas, bebidas, ervas... são produtos muito procurados em lojas tradicionais (exclusivamente de produtos típicamente japoneses).
Infelizmente, após essa tragédia da semana passada, o Japão pode corre um grande risco de contaminação nuclear, e conseqüentemente sua produção de alimentos poderá ser afetada. Pensando nisso, resolvi postar uma máteria bem interessante da Folha.com sobre o risco da contaminação radioativa através da ingestão de alimentos afetados e se os produtos japoneses correm esse risco. 


O material radioativo lançado ao ar pela usina nuclear Fukushima Daiichi, afetada por um terremoto na sexta-feira (11), pode contaminar a água e alimentos e causar um risco ao longo de semanas e mesmo meses aos japoneses.
Os japoneses observam de perto a previsão dos ventos e chuvas no país, já que o material pode ser levado ao mar e ao solo, e eventualmente contaminar plantações, a vida marítima e a água consumida pela população.
O leite de vaca também é especialmente vulnerável, segundo especialistas, caso os animais entrem em contato com o pasto contaminado.
Segundo Lee Tin-lap, toxicologista e professor associado da Escola de Ciências Médicas da Universidade de Hong Kong, as águas que banham o Japão precisam ser testadas para saber seu nível de radiação.
"Ninguém está medindo os níveis de radiação no mar", disse Lee à Reuters. "A névoa que está sendo lançada ao ar eventualmente voltará para a água, e para a vida marítima será afetada [...] quando houver uma chuva, a água usada no consumo também será contaminada."
A Organização Mundial de Saúde disse nesta terça-feira que o Japão está tomando as medidas corretas para proteger sua população da radioatividade, incluindo a retirada de pessoas e a estocagem de iodeto de potássio, um antídoto à radiação.
Especialistas afirmam que qualquer exposição a material radioativo tem o potencial de causar vários tipos de câncer, e o risco aumenta quanto mais elevado for o nível de radiação.
Mas eles afirmam ser necessário medições mais precisas para o nível de radioatividade no Japão e na região para que se possa ter uma ideia mais clara dos riscos, já que os efeitos ao corpo humano dependem de vários fatores --como biotipo da pessoa e o tempo de exposição.

Fonte: Folha

Lembrando amores, que numa reportagem, fiquei sabendo que as embalagens dos produtos no Japão são resistentes, evitando a contaminação radioativa.
Espero de coração que isso termine o quanto antes! Parabéns à galera da Folha pela reportagem.

Beijos ♥

4 Conversas!:

Mayarinha disse... [Responder comentário]

Isso mesmo Vi imagina essa contamição sendo geral por causa das importaçõess espero realmente que tudo se resolvaaa

Danielle Sibin disse... [Responder comentário]

Tb to torcendo pra que tudo se resolva la no JP !!
Òtima a matéria da folha !!!

=****

Beatlemarta disse... [Responder comentário]

Oieee!!
Vim para agradecer sua visita lá no www.fazendoesmalterapia.blogspot.com e me apaixonei!!! Nossa, que blog FOFO! Essas bonequinhas acabaram comigo!!!
Já tô seguindo!

Bruh disse... [Responder comentário]

É muito triste o que está acontecendo por lá. ;/
Beijos

Postar um comentário

Obrigada por comentar *-*

Beijo ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...