sexta-feira, abril 01, 2011

Curiosidades



Hoje a mentira rola solta: 1° de abril!

Quantas vezes eu caí que nem patinho nas brincadeiras do pessoal no primeiro dia do mês de abril? Ano passado, um amigo meu disse que ia pedir demissão, em 2009, um outro disse que seria pai, e daí por diante. Mas uma coisa eu nunca entendi: a origem dessa data, o porque da brincadeira. Também tem curiosidade? Vamos aprender!



"Há muitas explicações para o 1 de abril ter se transformado no dia das mentiras ou dia dos bobos. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril.
Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.
Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool's Day, "Dia dos Tolos [de Abril]"; na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d'aprile e poisson d'avril, literalmente "peixe de abril".
No Brasil, o primeiro de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou A Mentira, um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1848, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. A Mentira saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente."


Fonte: Wikipédia.


Interessante, não? Na verdade nunca parei para saber da origem, e com essa pesquisa fiquei surpresa, pois muitos países comemoram na mesma data a brincadeira.
Agora tomem cuidado, porque se as mentiras persistirem após esta data, pode significar uma doença séria, a Pseudolalia.
Agora peço licensa, vou abrir a caixa que recebi da Lumebel... EPA! PEGADINHA DO MALANDRO AHAHAHAHA. 

Juízo neste dia galera!

Beijos ♥

2 Conversas!:

❤ Febre de Esmalte disse... [Responder comentário]

Oi Vikaaa...

Tb não sabia disso...
Achei interessante...

Agora me dê licensinha, vou ver a caixa de chegou da minha nova parceria com Deborah Lippmann =XXXX (imitona eu? 'Magina'!)

tá... peguei pesado kkkkkkkkkkkkk

beijãoooooo
Verinha

http://febredeesmalte.blogspot.com/

Danielle Sibin disse... [Responder comentário]

Não conhecia a historia da origem desse dia tb XD

Postar um comentário

Obrigada por comentar *-*

Beijo ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...