quarta-feira, agosto 31, 2011

Saber é gostoso, e faz bem!

31 de agosto: dia do NUTRICIONISTA!

Cada dia no calendário anual é especial, principalmente as datas comemorativas. A maioria surgiram devido acontecimentos importantes (mobilizações sociais, políticas ou tragédias). Pra quem não sabe, o dia 31 de agosto não é um dia qualquer: comemoramos o dia do profissional que cuida da sua saúde e alimentação: o nutricionista. E como muita data que a gente descobre do nada, que tal saber da onde surgiu? 

Sua origem foi pelo simbolismo da criação da Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN) na mesma data, no ano de 1949, entidade que deu origem à Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN). Em comemoração à data, diversas ações são realizadas, inclusive pelo Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) e seus Conselhos Regionais. É um marco na história da categoria e seus profissionais; um dia para repensar sobre o ato médico, nossos direitos e deveres (além da união dos colegas). Será que estamos desempenhando adequadamente nosso papel perante a sociedade?


O nutricionista não cuida apenas da sua alimentação, aparência física ou um cardápio de algum restaurante. Além de nos preocupar com cada célula do seu corpo, observamos com cuidado a a parte psicológica e emocional, pois muitas vezes, os problemas de origem nutricional pode surgir por consequência desses dois fatores. Passamos a ser confidentes, amigos que orientam, animam e motivam nossos pacientes. E a parte social? Será que conseguimos cumprir o nosso código de ética? Ajudar a comunidade, auxiliar na segurança alimentar dos cidadãos?


Em plena era de alta tecnologia, encontramos problemas antes inimagináveis. O fantasma da desnutrição e da fome persistem e ganharam companhias: a obesidade, o desperdício e o mais preocupante: a escassez de alimentos. Como mudar o hábito de um povo que está trocando a cultura alimentar popular pela praticidade de alimentos prontos (ricos em calorias vazias), comer em frente da televisão ou do computador ao invés de sentar na mesa com a família reunida? Cadê o tempo de preparar e realizar uma refeição com calma, degustando cada talher com calma sentindo o sabor dos alimentos?
Por questão de curiosidade, meus queridos: vocês sabem qual é o sabor de uma pipoca (de panela)? Ela é doce. Será que alguém já percebeu isso? E os fatores climáticos, alteram bruscamente causando grande impacto na produção dos alimentos? O fim da água potável?


Enfim, esses são apenas alguns desafios que nós encontramos pela frente. Fiz essa critica para todos perceberem a importância do acompanhamento nutricional, que nutricionista não é apenas  o profissional que sabe "pilotar o fogão" ou ficar calculando calorias, dizendo "pode" ou "não pode". Temos uma realidade para mudar, mas para isso precisamos da ajuda de todos.

FELIZ DIA DO NUTRICIONISTA, amigos e companheiros de profissão!
Que consigamos nos unir para crescer, cada vez mais melhorando o país e o mundo!

Beijos ♥  

3 Conversas!:

Sonado disse... [Responder comentário]

Alimentar-se bem, muitas vezes não damos importância nem para a nossa alimentação, normalmente ignoramos que doutrem não tem nem a mais básica e simples!
Eis um dos mais vergonhosos atos da humanidade na sociedade moderna!

Simone C. disse... [Responder comentário]

Pode dar parabéns atrasado?? =**

Laranja Atômica disse... [Responder comentário]

se eu fosse nutricionista hein! XD
dia do nutricionista no dia do meu niver...
apoapsoapso

PARABÉNS

Postar um comentário

Obrigada por comentar *-*

Beijo ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...