terça-feira, setembro 27, 2011

A hora do rango!

Vai um iogurte?



Oie pessoal! Hoje na "A hora do rango" temos uma receita hiper gostosa. Quem não curte iogurte? Um alimento maravilhoso, rico em cálcio, contém os lactobacilos (já falei deles aqui), ajuda na imunidade e também na saciedade (seu consumo nos lanches ou na ceia é bastante indicado). 

Infelizmente, esse alimento delicioso e nutritivo não está muito comum nos super mercados. Antes que vocês me chamem de louca, vou explicar: vocês notaram, nem todas as bandejas de embalagem sabor frutas e bla bla blá são iogurtes?




 Agora é mais comum encontrar BEBIDA LÁCTEA que não é iogurte, pois seu valor nutricional é mais baixo e tem na sua composição soro de leite (51% menos densa). Sim queridos, ele é mais "líquido". Só que para ficar semelhante ao iogurte, os fabricantes usam substâncias químicas como os espessantes (exemplo de espessante: nosso querido amido de milho  que o povo chama de maizena).




Já o iogurte,  é um leite coalhado que preserva os nutrientes, transformando em alimento de fácil digestão devido a fermentação provocada por lactobacilos (que consomem a lactose). O iogurte é também fonte de proteínas, cálcio, zinco, vitaminas A e do complexo B, além de poder ser utilizado por algumas pessoas com intolerância a lactose (dependendo do grau de intolerância).
Por isso já mostrei a importância do hábito em ler a rotulagem dos alimentos, trocamos muitas vezes gato por lebre devido o visual da embalagem e aparência do alimento e nos damos muito mal!
Agora que vocês já sabem a diferença de um com o outro (para argumentar com o médio, ou conversar com o vizinho) vou passar a receita bem gostosa, simples e que rende MUITO! Seu corpo e sua saúde agradecerão.

Nota: a receita peguei do Tudo Gostoso, mas como uma boa nutri, fiz algumas mudancinhas, para melhor! São duas receitas para vocês tentarem (minha irmã fazia a segunda, eu adorada *-*).



Ingredientes

  • Leite (dois litros para a primeira receita OU um litro tipo C para a segunda receita;
  • 1 copo de iogurte natural.



Modo de Preparo receita I


  • Ferva o leite e quando ele estiver morno coloque-o em uma vasilha limpa;
  • Passe o iogurte natural pela peneira dentro do leite morno e já na vasilha;
  • Mexa para incorporar o iogurte ao leite e tampe por aproximadamente 8 horas;
  • Durante esse tempo não abra a vasilha nem mexa;
  • Depois é só comer.
                                  Modo de Preparo receita II



  •  Adquira um potinho do produto natural (iogurte natural somente).
  •  Num litro de leite comum tipo C, junte duas colheres de leite em pó. Coloque para ferver em fogo brando. Quando a temperatura estiver aproximadamente a 40 a 43 graus (que a mão possa ainda suportar - ou meça com um termometro culinário), desligue o fogo e acrescente 4 colheres de sopa de iogurte para cada copo de leite, diluindo-se bem. D
  • Depois de bem misturado, tampa-se bem, envolvendo o recipiente da mistura num cobertor de lã dobrado várias vezes. Pode-se colocar o recepiente com a manta dentro do forno de cozinha desligado (porque é um lugar seco e livre de bruscas temperaturas). 
  • Deixar repousar por 4 a 6 horas, quando o leite estará coalhado. O iogurte está pronto, e poderá ser guardado por mais de uma semana. Guarde parte desse iogurte para fazer o próximo.
Sugestões:

-   Vocês podem acrescentar (quando tiver pronto, né) frutas e bater no liquidificador, ou quando for consumir (cada porção) pode colocar uma colher de granola, aveia (entre outros cereais), castanha do brasil e açúcar mascavo (para lanche pós academia, ceia ou lanche entre as refeições principais, muito bom).
-  Aproveitem também as frutas da estação (agora é época de frutas vermelhas \o/)
.
-  Agora, se vocês quiserem agradar a molecada, fica ao critério usar gelatina com sabor, nesquik de morango ou refresco. Eu particularmente não gosto (por causa dos conservantes e aditivos químicos), uma vez em nunca é tolerável. Agora, consumir desse jeito diariamente, não é legal.

Outras idéias de consumo: 
  • Com aveia: ótimo para quem tem colesterol alto e sofre de arterosclerose;
  • Com uvas escuras: as bactérias do iogurte destroem o ácido úrico, por isso é eficaz contra gota e ácido úrico;
  • Com linhaça e frutas: batido no liquidificador com uma colher de linhaça e uma fruta como mamão ou ameixa, é eficaz contra prisão de ventre;
  • Com nozes: com 3 unidades de nozes batido no liquidificador é tônico cerebral;
  • Com mamão papaya: para quem sofre de doenças de alzheimer;
  • Com banana e gérmen de trigo: para quem sofre de depressão, já que a banana é rica em triptofano, que é transformado em serotonina pelo organismo, o hormônio do bem estar;
Fácil de fazer e rende muito! 

Espero que vocês curtam com parcimônia, leites e derivados numa dieta de 2000 kcal equivalem à três porções DIÁRIAS (1 copo de iogurte de frutas com 120 mls equivale a uma porção). A validade dependerá do bom armazenamento, dura entre 3 a 5 dias. Mas lembrem-se, além de bebida, podemos utilizar o iogurte em outras receitas, como sorvete, bolos...

Gostaram? quer for se aventurar, deixe um relato no comentários!

Beijos

10 Conversas!:

❤ Febre de Esmalte disse... [Responder comentário]

Oi Vika...

Dica importante e muito últil!!!!

A receitinha já vou anotar... adorei o post...
bjo bjo

Verinha

lili disse... [Responder comentário]

hum...parece delícia....vou anotar tbm...bjim
http://anjoscoloridos-lili.blogspot.com/2011/09/ludurana-envolve.html

Mayarinha disse... [Responder comentário]

realmente eu pecebi isso eu amo iorgute com granola pra ficar com o "tistino" trabalhando ahauahuahauh

Sollamy disse... [Responder comentário]

Alguém já ouviu falar dos "bichinhos de iorgute"? Eles eram granulados, branquinhos, deixavam dentro do leite para ele fermentar?
São chamados de semente ou grão de Kefir, cultivados há mais de 4 mil anos por povos do oriente médio.
Tive uma vez mas acabei jogando fora, gostaria de ter deles novamente.
Se alguém tiver e puder doar ficaria agradecida *-*

Gigi disse... [Responder comentário]

Muito bom o seu post e só tem verdade...

Bjukas!!

www.unhasetudo.blogspot.com

Vikamila disse... [Responder comentário]

@❤ Febre de Esmalte

vc fez verinha? quero um pouco!
bjuu

Vikamila disse... [Responder comentário]

@lili
Menina tomei um shake de iogurte de amora mto bom! tenta um frozen iogurt! bjuuu

Vikamila disse... [Responder comentário]

@Mayarinha

ahahaah bota o "tistino" pra funfar May! uma colher de granola é uma porção de CHO. ;*

Vikamila disse... [Responder comentário]

@Sollamy
Nooooooooooooooooooooooooooossa Sol! Eu tive Kefir. Na facul sempre perguntei sobre eles e os profs diziam q não tinha comprovação científica. Vc fazia iogurte com eles? Ficava bom? bju

Vikamila disse... [Responder comentário]

@Gigi

Que bom que vc curtiu Gi! O povo não leva a sério nesses pequenos detalhes na embalagem e compram o produto errado. bjuuuu

Postar um comentário

Obrigada por comentar *-*

Beijo ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...